Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Um blog muito legal....e muitas idéias depois.



Encontrei um blog muito legal, que me levou a outros sites muito legais e me fez pensar....É que esses dias ando meio para baixo com a situação do mundo...
Sei,é muito doido isso.
Talvez eu não consiga fazer nada mesmo para mudar o planeta, mas, pelo menos, estou preocupada. acho que já estou em outro patamar, né?

Não quero ser com um conhecido meu que me disse não estar preocupado com o futuro do planeta porque não conheceria os bisnetos e outros descendentes, por isso eles não eram importantes. Santo Deus, não consigo ser tão despreocupada assim! Tenho certeza de que meus filhos vão ver coisas ruins acontecendo ao planeta e netos e bisnetos também verão e não gostaria de me sentir culpada por não ter feito o que eu podia fazer.



Além disso, quem falou que os outros terráqueos humanos e não-humanos que viverão na Terra não têm o direito de ter um lugar legal para viver? Como é que eu posso pensar que tenho o direito de acabar com o planeta agora, se ele não é meu? É de todos nós, inclusive dos que não nasceram ainda e de todas as espécies....Não somos todos terráqueos?



Sim, a Terra é minha, sua e de todo mundo qu eestá aqui.

Ah, o blog que me encantou é o Sustentável: http://blogsustentavel.wordpress.com/
E eu gostei dele desde o título até a apresentação, que colei aí embaixo:

"Viver de modo sustentável é pensar o impacto que cada ação sua vai causar no mundo. Isso não se restringe ao meio-ambiente, vai desde o bom-dia sorridente para o porteiro do prédio até o seu voto nas eleições presidenciais. O Blog Sustentável é para apoiar qualquer tipo de prática que, de alguma forma, procura tornar o mundo um lugar mais agradável (ou até mesmo tolerável) pra se viver."

Pois é, ele vai além do conceito mais comum de sustentabilidade, abarca toda a vida cotidiana com uma filosofia de vida em que eu acredito: seja gentil para com as pessoas, o máximo possível, sem ser subserviente, nem metiroso, nem falso. É possível dizer as coisas que se precisa dizer de maneira gentil, sem querer intecionalmente ferir. Precocupe-se com o ambiente psicológico também, com as outras pessoas, não custa nada... Ser gentil não custa nada.

Isso, claro, me lembrou da música da Marisa Monte (veja aqui). E do Profeta Gentileza.
Bem, por meio do Sustentável cheguei ao Projeto Gentileza gera Gentileza http://www.gentileza.net/, que eu não vou descrever aqui porque faço questão de divulgar o site.

Aliás, olha o selo deles:
Gentileza Gera Gentileza

Ah, voltando para o Sustentável, é interessante anotar de onde vem a inspiração para site. De um Vídeo chamado The History of Stuff. Que vc pode assistir aqui.


2 comentários:

Lalá disse...

Ei Rosa!
Obrigada por divulgar o meu blog.
É legal saber que algo que a gente construiu toca e inspira as outras pessoas.
Agora voltei à ativa, e estou atualizando ele sempre. Passe por lá!
Bjos

Rosa Belli disse...

Passo com certeza! Amei mesmo seu blog e espero que mais pessoas sigam seus passos...

Beijos! Rosa