Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Série eu amo animais e ensino - textos pela castração

Professores podem desenvolver atividades com o tema "direito dos animais"  nas disciplinas mais diversas, como a matemática e a língua portuguesa. Olha só um exemplo...

Você quer saber quantos animais uma cadelinha pode colocar no mundo? Observe a imagem a seguir:

Com o texto misto acima, podemos somar, dividir, descobrir porcentagens, podemos fazer uma leitura compreensiva além de realizar atividades de construção textual, pedindo, por exemplo, aos alunos, que transformem em apenas escrita o que está sendo dito de forma mista. 

Agora, com tantos cachorrinhos nascendo, será que vai ter dono para todo mundo? Não, menos ainda donos responsáveis...a figura a seguir reforça a necessidade da castração e tem uma relação lógica do tipo se X então Y com o primeiro texto: se vão nascer tantos animais em tão pouco tempo, entao precisamos evitar isso, ou seja, castrar. 


É claro que os alunos podem chegar a outras respostas para a questão, como, por exemplo, a solução seria a morte pela carrocinha/CCZ, mas essa discussão pode ser um ponto de partida muito interessante para realizar uma pesquisa e transformar sua aula em um julgamento, inclusive com formalização da linguagem jurídica, no qual os alunos vão aprender a utilizar níveis e modalidades diferentes de língua bem como estratégias de argumentação.  

Você tem outras idéias? Deixe um comentário e colabore para uma educação mais humana!