(Não conheço estudos acadêmicos sobre o tema, portanto vou ter de pesquisar.)
a) Por que a música?
Motivação para aprendizagem! Quem não gosta de música?
Aumentar o conhecimento dos alunos no que se refere à música brasileira e à língua portuguesa.
Chamar a atenção para a literariedade de alguns dos textos musicais e de quebra, quem sabe, levá-los a apreciar um texto literário.
b) O que estudar por meio da música?
A constituição própria do gênero.
Os efeitos de sentido criados pelo autor na construção formal do texto e a própria construção...(incluindo o som).
Obs.: pode ser também um pretexto para estudo de um tema de outra disciplina que não português...(pode acrescentar!). E pretexto para pesquisar sobre temas da nosso cultura, por exemplo, a música sertaneja de raiz pode desencadear um trabalho com variação lingüística, que se liga aos tipos humanos regionais (Como são representados os nordestinos, os gaúchos, os cariocas e por quê?), que se liga à literatura regional. Aliás, a audição de músicas nordestinas e gaúchas sobre o mesmo tema não daria uma excelente aula?
c) Como conduzir o trabalho didático?
Acho que sempre observando a dequação entre o objetivo da aula, o tipo de música e o comportamento da classe. Não acredito em fórmulas quando se trata de educação. Se uma classe reage melhor ouvindo a música no início do trabalho, outra pode preferir (ou aprender mais) ouvindo no final. Às vezes, é preciso manter certo suspense para levar o aluno a ficar em sala (como as novelas fizeram desde sempre). Algumas classes adoram cantar junto, outras são mais tímidas (e o professor também pode ser tímido...). Podemos também (a depender do objetivo da aula) decidir com a classe e aproveitar para se aproximar mais dela. Não é essa diversidade o que nos encanta na educação!?
d) Como estudar o texto propriamente?
Contraste entre músicas, entre música e poema, música e foto, música e texto informativo. Estudo de um só texto. Estudo de uma música e sua tradução (aulas de língua estrangeira)... Estudo da estrutura formal e/ou de conteúdo (referências culturais, geográficas, outras) e...pode acrescentar! São idéias e eu vou adorar trocar algumas com você.
e) Exemplos: estão muito pouco maduros, assim que for melhorando, eu posto aqui. Fico esperando sugestões!
- Admirável Chip Novo (Pitty) e Admirável Gado Novo (Zé Ramalho): observar intertextualidade
- Filhos de Serafim: narrativa e regionalismo; construção do texto: mudança nos nomes no decorrer do texto; crenças populares (Conheço três gravações dessa música: Sérgio Reis, Chitãozinho e Xororó e MPB4)
- Disparada (Geraldo Vandré e Theo Barros): uso de figuras bem interessantes "Na boiada, já fui boi....boiadeiro, já fui rei...." (Há uma gravação com a Elba Ramalho, Zé Ramalho e mais um cantor que eu não consigo identificar agora)
- Asa Branca e outras dessa mesma autora: não servem apenas para o estudo da variação lingüística, podem contribuir para uma aula em que se estude um tema determinado.
- Cesária Évora e o português de África: localizar os locais em mapas, comparar os usos do português, estudar alguns poemas africanos, etc
- Casa de Bamba ("Na minha casa todo mundo é bamba, todo mundo bebe, todo mundo samba....") (Martinho da Vila): essa é ótima para estudar o sincretismo religioso brasileiro. Veja a postagem lá em cima....
- Mulher nova, bonita e carinhosa faz um homem tremer sem sentir dor (Amelinha e Zé Ramalho): estudo dos exemplos que música traz. Será que dá para estudar a mulher na literatura a partir daqui? Vou pensar mais nisso também.... "Há um brilho de faca onde o amor vier e ninguém tem o mapa da alma da mulher...(...) um ser maravilhoso entre a serpente e a estrela. (...) E sei que não será se o futuro me troxer o passado de volta num semblante de mulher....(Zé Ramalho)
- Aliás, sobre literatura...nossos alunos não resistem muito a ler os clássicos? Já pensou fazer uma lista com livros e músicas que tenham um tema semelhante ou trechos que podem ser comparados e datados? Ah, personagens como os malandros e uma música sobre eles.....Boa idéia....ou não....ai, ai....vou pensar....
- Preciso ouvir mais Rap e Funk também....
Sugestões:
- É legal ter várias gravações (cantores diferentes ou ao vivo e acústico, etc) de uma mesma música. Assim, você pode tocar seu texto várias vezes e sempre haverá algo diferente para os alunos ouvirem!
- Você pode montar seu próprio CD para a aula. Basta comprar a música em lojas online e copiá-las uma depois da outra. Coloque sempre duas vezes seguidas a música, dessa forma você não precisa ficar voltando.
e-mail: rosa-belli@hotmail.com
0 comentários:
Postar um comentário