Powered By Blogger

sábado, 2 de maio de 2009

O que você pode fazer pelos animais? Sugestões...

Estava aqui postando o recado de agradecimento do Instituto Nina Rosa e comecei a pensar sobre as coisas que podemos fazer pelos animais. Cada um de nós. Um. Cada um mesmo... Só eu ou só você.... Surgiram algumas idéias...Não sei se são fáceis ou possíveis ou práticas. Talvez algumas não sejam nada disso...Mas, enfim, vou postar aqui! Pode dar mais idéias se você quiser, ok?


1. Imprimir cartazes para colocar em locais bem visíveis no lugar onde você mora e onde trabalha. Essa idéia nem é minha, viu? Vi na prefeitura alguns cartazes e achei muito legal.

2. Imprimir folhetos ou tirar xerox e deixar no pet shop onde você leva seu bichinho para tomar banho ou no seu veterinário. Sim, ele vai deixar, sim! Muitos pet shops e lojas de ração colocam animais para doação. Eles também se importam.
Folhetos e cartazes podem ser encontrados facilmente na Internet!

3. Ah, não comprar animais! De jeito nenhum, sob nenhum pretexto! Lembre-se: se você compra, um a mais na rua! Existem cachorrinhos e gatinhos de raça abandonados, sabia? Se você tem especial predileção por uma raça, por um tamanho, por uma cor, sei lá mais o quê, peça na nossa comunidade ou em um site de doação de animais... Demora um pouco, mas você consegue, sim!

4. Mas, lembre-se: "mestiços brasileiros" (antigos vira-latas) são mais fortes, por isso dão menos despesas, portanto, que animais de raça. Claro que precisam de alimentação adequada, veterinário e banhos periódicos, como os outros, mas por causa da mestiçagem tendem a ser mais resistentes a muitas das doenças que são fatais para peludos de raça....E existem em muitas variedades!

5. Castre seu amigão ou amigona o mais rápido que puder!
Olha, a castração faz com que, a longo prazo, você economize. Sabe por quê? Seguinte: em fêmeas, diminui as chances de câncer de útero, trompas, entre outros. Em machos evita as brigas por reprodução, as fugas...Para qualquer sexo, evita a reprodução descontrolada que gera a superpopulação e o abandono....
Bem, lá na nosa comunidade, no Orkut, temos indicação de veterinários que fazem um preço bem mais acessível...Quanto mais jovem o bichinho, melhor. Você vai pagar menos, porque ele pesa menos.... É por iso que a castração pode ser mais barata ou mais cara. Animais mais leves, veterinários que conseguem trabalhar sozinhos (geralmente em cirurgias de machos. Fêmeas exigem um ajudante). A partir dos 5 meses você já pode castrar seu cachorrinho. A partir dos 5 meses você pode castrar seu gatinho (Acho que até antes!)....Então castre, não brinque com a saúde e o bem estar do seu amigo(a)!
Para que deixar nascer, se não haverá gente que se responsabilize realmente por aquela vida? Já pensou que o filhotinho fofo que sua cachorrinha teve pode ir parar na rua e ser atropelado? Ou viver por um tempo com fome e sede, chutado e até cruelmente machucado antes de morrer jogado numa vala? Pense bem! Com o coração e com a racionalidade que a gente costuma apregoar como nossa maior capacidade!
Não se preocupe, há tantos animais nas ruas que não tem como acabar com os cachorros e gatos no mundo!

6. Não abandonar nunca! Tente sempre doar. Um animal sente as mesmas coisas que nós sentimos...Cortar, bater, ralar, ser atropelado, perder uma pata, quebrar ossos, perder dentes e ser queimado dói em você? Dói neles também! Da mesma forma! A diferença? Nenhuma, mas a gente só sente que dói na gente, né? A dor do outro parece sempre menor e mais suportável....
Animais na rua estão sujeitos a muitos acidentes e a crueldades que você nem pode imaginar!

Se você deixa uma caixa com filhotes numa praça, em um jardim, em uma casa, nas ruas da UEL, lembre-se: eles serão mortos, mais cedo ou mais tarde. Não se engane, pensando que eles serão recolhidos e salvos pela fada madrina dos cachorros abandonados...Além disso, você está empurrando seu problema para outra pessoa, se isso acontecer....E isso é covardia, não é, não?

Para fazer a doação, basta entrar em contato com o Grupo de apoio ao SOS, no Orkut. Lá você vai encontrar, como já falei aqui, veterinários dispostos a te ajudar a castrar mais barato seu animalzinho e pessoas que vão divulgar a ninhada. Além disso, você vai ser orientado a fazer outras coisas para agilizar o processo de adoção e até aprender a orientar as pessoas a castrar e cuidar bem dos filhotes.
Se quiser mais informações, envie um e-mail para belli-rosa@hotmail.com.

Estamos esperando!

0 comentários: